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Licenciatura em Computação

por Comunicação Social publicado 04/03/2016 15h19, última modificação 23/08/2019 08h36

TURNO DE OFERTA: manhã e noite.

MODALIDADE: presencial.

HABILITAÇÃO: licenciado em Computação.

CARGA HORÁRIA: 3.475 horas.

DURAÇÃO: 8 semestres.

INGRESSO: no 1º Semestre Letivo para manhã e no 2º Semestre Letivo para noite.

SISTEMA DE MATRÍCULA: por disciplina.

ESTÁGIO: obrigatório, realizado nos 4 últimos semestres, com 100 horas cada.

COORDENADOR: Guilherme Ribeiro Rostas.

APRESENTAÇÃO: o curso de Licenciatura em Computação é destinado a formação de professores para exercício da docência em escolas públicas (estaduais, municipais e federais) e particulares. Vislumbra a inserção do futuro profissional, no âmbito da docência, contemplando saberes específicos da área tecnológica em computação bem como saberes pedagógicos. O licenciado em Computação poderá atuar na docência do ensino básico, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional em Nível Médio, na rede pública e/ou privada de ensino. Podendo atuar, também, em espaços educativos não formais.  Dentro de um viés de verticalização, poderá, ainda, atuar na Educação superior, atendidas as prerrogativas explicitas no art.66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96).

OBJETIVO: formar profissionais capazes de atuar na educação capazes de contribuir na formação de cidadãos com competências e habilidades necessárias para conviver e prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico e global, com princípios institucionais de formação humanística, e que, ainda, tenham sólidos conhecimentos em Ciência da Computação, Matemática e Educação visando ao ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e a formação de usuários da infraestrutura de software dos Computadores, nas organizações.

PERFIL PROFISSIONAL E CAMPO DE ATUAÇÃO: o perfil pretendido, conforme Res. CNE/CEB nº 136/2012, deve assegurar a formação de profissionais dotados: I. do conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas; II. da compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade; III. da visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área; IV. da capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo; V. da capacidade de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar; VI. da compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades; VII. da capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas; e, VIII. da capacidade de atuar em um mundo globalizado do trabalho.

O egresso do Curso de Licenciatura em Computação estará apto a atuar como docente na Educação Básica, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional em Nível Médio, na rede pública e/ou privada de ensino. Podendo atuar, também, na educação não-formal. Atuar na Educação superior atendidas as prerrogativas explícitas no art.66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96). Planejar e implementar projeto pedagógico de cursos de informática. Desenvolver e executar atividades com os alunos, decidindo os softwares que serão usados e a metodologia a ser empregada.  Orientar empresas e escolas, sob a forma de consultoria e/ou profissional de recursos humanos/tecnológicos na implantação de projetos pedagógicos para cursos de informática, projetar e desenvolver programas educacionais e capacitar equipes para o uso de softwares.

GRADE CURRICULAR

PRIMEIRO SEMESTRE:

Introdução à Docência em Computação

Introdução ao Pensamento Lógico

História da Educação

Oficina de Criação

Informática Básica

Inglês Aplicado à Informática I

Matemática Discreta

 

SEGUNDO SEMESTRE:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Algoritmos e Lógica de Programação

Sociologia da Educação

Oficina de Escrita Criativa

Fundamentos de Pesquisa I

Inglês Aplicado à Informática II

Psicologia da Educação

 

TERCEIRO SEMESTRE:

Leitura e Produção Textual I

Fundamentos de Pesquisa II

Estrutura de Dados

Computação Gráfica

Arquitetura e Organização de Computadores

Didática I

Filosofia da Educação

 

QUARTO SEMESTRE:

Sistemas Operacionais

Programação I

Legislação Educacional

Didática II

Leitura e Produção Textual II

Sistemas de Informação I

 

QUINTO SEMESTRE:

Seminário de Prática Docente I

Educação, cultura e diversidade I

Sistemas de Informação II

Currículo

Fundamentos da Epistemologia

Software Educativo

Redes de Computadores I

Programação II

Estágio Supervisionado no Ensino Médio

 

SEXTO SEMESTRE:

Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental

Redes de Computadores II

Seminário de Prática Docente II

Sistemas de Informação III

Educação, cultura e diversidade II

Metodologia da Pesquisa

Libras

Programação III

 

SÉTIMO SEMESTRE:

Seminário de Prática Docente III

Projeto de Pesquisa

Informática na Educação

Jogos Educativos

Gestão Educacional

Educação a Distância

Estágio Supervisionado no Ensino Profissional

 

OITAVO SEMESTRE:

Estágio Supervisionado em Extensão Universitária

Seminário de Prática Docente IV

Orientação do Projeto de Graduação

Laboratório de Software Educativo

 

CATÁLOGO DO CURSO

http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/120

 

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