Licenciatura em Computação
TURNO DE OFERTA: manhã e noite.
MODALIDADE: presencial.
HABILITAÇÃO: licenciado em Computação.
CARGA HORÁRIA: 3.475 horas.
DURAÇÃO: 8 semestres.
INGRESSO: no 1º Semestre Letivo para manhã e no 2º Semestre Letivo para noite.
SISTEMA DE MATRÍCULA: por disciplina.
ESTÁGIO: obrigatório, realizado nos 4 últimos semestres, com 100 horas cada.
COORDENADOR: Guilherme Ribeiro Rostas.
APRESENTAÇÃO: o curso de Licenciatura em Computação é destinado a formação de professores para exercício da docência em escolas públicas (estaduais, municipais e federais) e particulares. Vislumbra a inserção do futuro profissional, no âmbito da docência, contemplando saberes específicos da área tecnológica em computação bem como saberes pedagógicos. O licenciado em Computação poderá atuar na docência do ensino básico, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional em Nível Médio, na rede pública e/ou privada de ensino. Podendo atuar, também, em espaços educativos não formais. Dentro de um viés de verticalização, poderá, ainda, atuar na Educação superior, atendidas as prerrogativas explicitas no art.66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96).
OBJETIVO: formar profissionais capazes de atuar na educação capazes de contribuir na formação de cidadãos com competências e habilidades necessárias para conviver e prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico e global, com princípios institucionais de formação humanística, e que, ainda, tenham sólidos conhecimentos em Ciência da Computação, Matemática e Educação visando ao ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e a formação de usuários da infraestrutura de software dos Computadores, nas organizações.
PERFIL PROFISSIONAL E CAMPO DE ATUAÇÃO: o perfil pretendido, conforme Res. CNE/CEB nº 136/2012, deve assegurar a formação de profissionais dotados: I. do conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas; II. da compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade; III. da visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área; IV. da capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo; V. da capacidade de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar; VI. da compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades; VII. da capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas; e, VIII. da capacidade de atuar em um mundo globalizado do trabalho.
O egresso do Curso de Licenciatura em Computação estará apto a atuar como docente na Educação Básica, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional em Nível Médio, na rede pública e/ou privada de ensino. Podendo atuar, também, na educação não-formal. Atuar na Educação superior atendidas as prerrogativas explícitas no art.66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96). Planejar e implementar projeto pedagógico de cursos de informática. Desenvolver e executar atividades com os alunos, decidindo os softwares que serão usados e a metodologia a ser empregada. Orientar empresas e escolas, sob a forma de consultoria e/ou profissional de recursos humanos/tecnológicos na implantação de projetos pedagógicos para cursos de informática, projetar e desenvolver programas educacionais e capacitar equipes para o uso de softwares.
GRADE CURRICULAR
PRIMEIRO SEMESTRE:
Introdução à Docência em Computação
Introdução ao Pensamento Lógico
História da Educação
Oficina de Criação
Informática Básica
Inglês Aplicado à Informática I
Matemática Discreta
SEGUNDO SEMESTRE:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Algoritmos e Lógica de Programação
Sociologia da Educação
Oficina de Escrita Criativa
Fundamentos de Pesquisa I
Inglês Aplicado à Informática II
Psicologia da Educação
TERCEIRO SEMESTRE:
Leitura e Produção Textual I
Fundamentos de Pesquisa II
Estrutura de Dados
Computação Gráfica
Arquitetura e Organização de Computadores
Didática I
Filosofia da Educação
QUARTO SEMESTRE:
Sistemas Operacionais
Programação I
Legislação Educacional
Didática II
Leitura e Produção Textual II
Sistemas de Informação I
QUINTO SEMESTRE:
Seminário de Prática Docente I
Educação, cultura e diversidade I
Sistemas de Informação II
Currículo
Fundamentos da Epistemologia
Software Educativo
Redes de Computadores I
Programação II
Estágio Supervisionado no Ensino Médio
SEXTO SEMESTRE:
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental
Redes de Computadores II
Seminário de Prática Docente II
Sistemas de Informação III
Educação, cultura e diversidade II
Metodologia da Pesquisa
Libras
Programação III
SÉTIMO SEMESTRE:
Seminário de Prática Docente III
Projeto de Pesquisa
Informática na Educação
Jogos Educativos
Gestão Educacional
Educação a Distância
Estágio Supervisionado no Ensino Profissional
OITAVO SEMESTRE:
Estágio Supervisionado em Extensão Universitária
Seminário de Prática Docente IV
Orientação do Projeto de Graduação
Laboratório de Software Educativo
CATÁLOGO DO CURSO
http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/120