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Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia

por Comunicação Social publicado 04/03/2016 15h57, última modificação 16/03/2016 10h50

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O curso de mestrado profissional em Educação e Tecnologia tem como área de concentração Educação, uma vez que pretende desenvolver estudos focando nas mediações que se realizam para que o processo educacional seja desenvolvido, seja através de uma mediação linguística, estética, tecnológica, pedagógica, entre outras.

LINHAS DE PESQUISA

  • Linguagens Verbo-visuais e TecnologiasA linha abrange os estudos dos processos de produção de sentido que envolvem a palavra e a imagem, tendo incursões em temáticas que estão na interface entre linguagens, práticas pedagógicas, cultura, sociedade e tecnologia. Sua abordagem tem como focos precípuos questões concernentes aos percursos tecnoestético-pedagógicos que relacionam os processos de subjetivação, a arte, a ciência e a filosofia como formas específicas de saber na Contemporaneidade.
  • Políticas e Práticas de FormaçãoEsta linha de pesquisa abrange os estudos relativos à formação, desde as políticas públicas voltadas à formação de profissionais para a educação, a história e historicidade da profissão docente, o cenário contemporâneo educacional, a organização político-pedagógica da categoria profissional, a natureza e a especificidade da organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos de formação, currículo e saberes profissionais.


OBJETIVOS DO CURSO

  • Formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, proporcionando o desenvolvimento da produção de conhecimento no campo da educação e das tecnologias educacionais, visando atender demandas sociais, organizacionais e/ou profissionais da educação e da tecnologia.
  • Articular a formação ao campo profissional da educação, conforme resolução da CAPES, no que tange os Mestrados Profissionais, como forma de desenvolver conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e/ou local.
  • Desenvolver a capacitação profissional pelo provimento de uma articulação integrada entre a formação docente e as tecnologias educacionais, como forma de produzir a inovação e a qualificação contínua da educação.


PERFIL 
Deseja-se formar profissionais-pesquisadores, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, com vistas à atuação no campo da educação em um mundo contemporâneo, capazes de realizar intervenções em suas próprias práticas e/ou numa dada realidade.

TOTAL DE CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO
O curso prevê um mínimo de 24 créditos que devem ser completados pelo aluno somando os 12 créditos obrigatórios, que compõem a formação básica do perfil profissional a ser formado no curso, com créditos eletivos. O currículo do curso é composto pelas quatro disciplinas obrigatórias e, inicialmente, por quatorze seminários eletivos que visam a cobrir saberes que são considerados importantes na formação docente contemporânea. O aluno deverá qualificar seu trabalho durante o segundo semestre do curso, tendo em vista que o tempo máximo para a defesa em um mestrado profissional é de 24 meses.

DISCIPLINAS/SEMINÁRIOS OFERTADOS

  • APRENDIZAGEM NA CONTEMPORANEIDADE
  • CIBERCURRICULARIDADES: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS DAS MEDIAÇÕES
  • FORMAÇÃO DO SENSÍVEL ARTE, SUBJETIVAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
  • INGLÊS APLICADO AOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E NOVAS TECNOLOGIAS
  • INTRODUÇÃO À MODELAGEM CONCEITUAL DO CONHECIMENTO HUMANO
  • INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA
  • LINGUAGEM(NS) E TECNOLOGIA(S) NA CONTEMPORANEIDADE (Obrigatória)
  • METODOLOGIAS DE ENSINO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO (Obrigatória)
  • METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (Obrigatória)
  • PRÁTICAS DE SI E OUTRAS ARTES
  • PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E TECNOLOGIA DIGITAL
  • PROCESSOS EDUCATIVOS POTENCIALIZADOS POR TECNOLOGIAS
  • PROFISSÃO DOCENTE, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
  • SOCIOLOGIA DA TECNOLOGIA
  • TECNOESTÉTICA, IMAGENS E SALA DE AULA
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO (Obrigatória)
  • TÓPICOS AVANÇADOS DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
  • TÓPICOS AVANÇADOS EM MODELAGEM DO CONHECIMENTO HUMANO


CORPO DOCENTE

LINHA LINGUAGENS VERBO-VISUAIS E TECNOLOGIAS

Professor Interesses
Alberto D’Ávila Coelho
albercoelho@terra.com.br
Alberto Coelho atua junto ao GP Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia. Vem se envolvendo com pesquisas que tratam da formação de professores, da arte contemporânea, das filosofias da diferença, problematizando os temas da experiência estética, da imagem e da tecnologia digital.    
Ana Paula de Araujo Cunha
cpead.anapcunha@gmail.com
Ana Paula de Araújo Cunha é líder do grupo de pesquisa Linguagens Verbais, Visuais e Tecnologia. Atua nas áreas de Educação e Linguística Aplicada, com ênfase em aquisição da linguagem, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: ensino-aprendizagem de línguas, feedback, crenças, interação, EaD, identidade e formação de professores. Participa, ainda, de projetos nas áreas de Educação de Jovens e Adultos e Educação Ambiental.
Cynthia Farina
cynthiafarina@pelotas.ifsul.edu.br
Cynthia Farina é líder do GP Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia. Desenvolve pesquisas entre as áreas da formação de professores, arte contemporânea e filosofias da diferença, com ênfase nos temas do corpo e da estética.
Glaucius Décio Duarte
glaucius@pelotas.ifsul.edu.br
Glaucius Décio Duarte é líder do GP Modelagem de Informações para a Construção Civil. Desenvolve pesquisas na área de Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à geração e gestão de sistemas virtuais de aprendizagem, modelagem conceitual e desenvolvimento de materiais didáticos e de aprendizagem, para utilização em disciplinas na área de ciências exatas e tecnologia, engenharias e ciência da computação. Investiga a utilização de equipamentos do tipo tablet em sala de aula, e gestão de ferramentas computacionais de ensino/aprendizagem em cursos técnicos e superiores.    
Luis Otoni Meireles Ribeiro
luis.otoni@gmail.com
Luis Otoni Meireles Ribeiro desenvolve pesquisas na área de Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação, simuladores, jogos digitais e educação a distância com ênfase na educação científica e tecnológica. Investiga o uso de tecnologias educacionais e da educação a distância no ensino de ciência e tecnologia.
Roselaine Albernaz
rose_albernaz@hotmail.com
Roselaine Albernaz desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores, educação ambiental e filosofias da diferença. Investe em temas articulados ao “cuidado de si”, corpo e suas interconexões. Utiliza a literatura como recurso para criar possibilidades de exercício de pensamento. Pesquisadora do GP Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia.


LINHA POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO

Professor Interesses
Ângela Dillman Nunes Bicca
angela.bicca@hotmail.com
Angela Dillmann Nunes Bicca é pesquisadora do grupo de pesquisa Linguagens Verbais, Visuais e Tecnologia. Investiga,  valendo-se dos Estudos Culturais de inspiração pós-moderna e pós-estruturalista, os modos como se aprende a viver em um mundo altamente tecnológico a partir das pedagogias que exercem para além dos limites escolares.
Carmem Lúcia Lascano Pinto
carminha_lascanop@hotmail.com
Carmem Lúcia Lascano Pinto é  líder do Grupo de Pesquisas FORMARE, com ênfase na ruptura com o Paradigma Tradicional de Ensino, centrado unicamente na transmissão de conhecimentos. Tem como interesses de pesquisa os processos de ensino e aprendizagem, a Formação Inicial e Continuada de professores, em busca de alternativas que atendam às demandas contemporâneas.    
Cristhianny Bento Barreiro
crisbarreiro@pelotas.ifsul.edu.br
Cristhianny Bento Barreiro é líder do Grupo de Estudos Narrativos em Educação. Atua em pesquisas que utilizam as narrativas como fonte de informações. Atualmente tem como foco o desenvolvimento profissional e os saberes que vão constituindo as práticas de cada um com o objetivo de potencializar a criação de si.
Denise Nascimento Silveira
silveiradenise13@gmail.com
Denise Nascimento Silveira é professora aposentada do IFSUL e professora da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Instituto de Física e Matemática – Departamento de Matemática e Estatística. É pesquisadora do Grupo Formação de Professores, Licenciaturas e Práticas Pedagógicas. Atualmente é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática.
Rosalir Viebrantz
rviebrantz@gmail.com
Rosalir Viebrantz é líder do grupo de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade Ensino-Aprendizagem. Atualmente atua no Campus Sapucaia do IFSUL. Desenvolve pesquisas nas áreas de indicadores de qualidade na educação profissional para a aprendizagem, para o ensino e formação de professores.
Róger Albernaz de Araujo
roger@pelotas.ifsul.edu.br
Róger Albernaz de Araujo articula referenciais que agenciam acontecimentos em um tempo cibercultural e imanentemente imagético, potencializando relações entre literatura, filosofia, tecnologia e educação, como forma de produzir modos de pensar/criar alternativas no/entre um território do currículo, do ensino-aprendizagem e do espaço-tempo de sala de aula.

 

PERIODICIDADE DE SELEÇÃO: Anual

VAGAS POR SELEÇÃODependem da capacidade de orientação do corpo docente

SÍTIO DO CURSOhttp://www2.pelotas.ifsul.edu.br/mpet/

CATÁLOGO DO CURSO

http://portal2.ifsul.edu.br/proen/site/catalogo_curso.php?cod=147