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Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEdu

por Comunicação Social publicado 04/03/2016 15h57, última modificação 11/11/2017 14h28
Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia – MPET

SÍTIO DO CURSOhttp://www2.pelotas.ifsul.edu.br/mpet/

PERIODICIDADE DE SELEÇÃO: Anual.

VAGAS POR SELEÇÃO: Conforme Edital.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O curso de mestrado profissional em Educação e Tecnologia tem como área de concentração a Educação, uma vez que pretende desenvolver estudos focando nas mediações que se realizam para que o processo educacional seja desenvolvido, seja através de uma mediação linguística, estética, tecnológica, pedagógica, entre outras.

OBJETIVOS DO CURSO

  • Formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, proporcionando o desenvolvimento da produção de conhecimento no campo da educação e das tecnologias educacionais, visando atender demandas sociais, organizacionais e/ou profissionais da educação e da tecnologia, com o intuito de prover ações de inserção e de intervenção no contexto social.

 

  • Articular a formação ao campo profissional da educação, conforme resolução da CAPES, no que tange os Mestrados Profissionais, como forma de desenvolver conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e/ou local.

 

  • Desenvolver a capacitação profissional dos profissionais da área de educação, pelo provimento de uma articulação integrada entre a formação docente e as tecnologias educacionais, compondo propostas de pesquisas aplicadas que possam produzir a inovação e a qualificação contínua da educação básica.


PERFIL 
Deseja-se formar profissionais-pesquisadores, a partir de saberes ético-estéticos, docentes e tecnológicos, com vistas à atuação no campo da educação básica, capazes de realizar intervenções em suas próprias práticas, bem como no contexto social no qual está inserido.

TOTAL DE CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO

O curso prevê um mínimo de vinte e quatro (24) créditos que devem ser integralizados pelo aluno somando os doze (12) créditos obrigatórios, que compõem a formação básica do perfil profissional, acrescida dos créditos referentes às disciplinas eletivas. O currículo do curso está organizado por quatro disciplinas obrigatórias, responsáveis por uma formação de base na área da educação; e, por um conjunto de seminários eletivos,que semestralmente são atualizados na relação direta com o estado da arte das pesquisas dos professores-pesquisadores responsáveis; as disciplinas eletivas visam a cobrir saberes que são considerados importantes na formação docente contemporânea. O aluno deverá cumprir a etapa de defesa de qualificação de seu projeto de pesquisa, preferencialmente, antes do início do terceiro semestre, ou seja, dentro dos primeiros doze (12) meses do curso, visto que o tempo máximo para a defesa de dissertação é de vinte e quatro (24) meses.

LINHAS DE PESQUISA / DOCENTES

LINHA 1:

INSERÇÃO SOCIAL: TRABALHO, CULTURA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Enfatiza os estudos aplicados à educação básica que abarcam a dinâmica de composição dos processos sociais em três dimensões: a relação entre educação no contexto escolar e extraescolar, ou seja, o mundo do trabalho e os movimentos culturais e sociais; a relação educativa das ações coletivas e do trabalho como elementos constitutivos da cultura; e a relação das tecnologias inseridas na sociedade, e seus reflexos no mundo do trabalho, na educação básica e nos movimentos culturais.

Professor Interesses

Profª. Drª. Adriana Duarte Leon

adriana.adrileon@gmail.com
Licenciada em Pedagogia e em História, com Mestrado em Educação (UFPel) e Doutorado em Educação (UFMG). Participa do GP História da escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados (UFRGS). Desenvolve estudos na área de educação, com ênfase em História da Educação, profissão e formação docente.

Profª. Drª.Cleoni Maria Barboza Fernandes

cleofernandes@terra.com.br

Licenciada em Pedagogia. Doutorado em Educação pela UFRGS
Pós-doutorado em Planejamento e Avaliação pela Universidade do Porto.Estuda políticas públicas. Formação de professores e práticas pedagógicas

Profª. Drª. Denise Silveira

silveiradenise13@gmail.com

Graduada em Matemática (1981, com Mestrado em Educação pela UFPel (2002). Doutorado em Educação pela Unisinos (2008). Atualmente é Professor Adjunto, Nível 1, na UFPel, no Instituto de Física e Matemática. Aposentada do IFSul/Câmpus Pelotas-RS; integra o grupo de pesquisa sobre Formação Docente. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores, ensino de ciências e matemática, estágios, educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSul.

Profª. Drª. Luciane Albernaz de Araujo Freitas

lucianealbernaz@pelotas.ifsul.edu.br

Graduada em Pedagogia (UCPel), com habilitação em Supervisão Escolar Magistério das Matérias Pedagógicas de Segundo Grau e Magistério em Classes de Excepcionais (UCPel); possui Especialização em Metodologia do Ensino e Mestrado em Desenvolvimento Social (UCPel) e Doutorado em Educação Ambiental (FURG). Atua em pesquisas na área da Educação Ambiental, Formação Docente e Políticas Públicas em Educação, com ênfase na triade Educação, Trabalho e Cultura,com aporte teórico do materialismo histórico e dialético, sobretudo nos estudos gramscianos; vice-líder do Grupo de Pesquisa Discurso Pedagógico. 

Profª. Drª. Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas

mrostas@pelotas.ifsul.edu.br

Licenciada em Pedagogia (UFMA), Mestre em Economia (UFPE) e Doutora em Linguística e Lingua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Lider do GP Discurso Pedagógico. Desenvolve estudos na área da educação e Educação a Distância com ênfase na Educação, Trabalho, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético com base no pensamento marxista.

LINHA 2:

INTERVENÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: FILOSOFIA, ARTE E TECNOLOGIAS

Aborda a constituição de práticas pedagógicas que possam vir a intervir no território da educação, sustentando-se nos campos da filosofia, da arte e da tecnologia, partindo de um tempo-espaço específico: o presente. Interessa-se pela experiência como disparadora de processos de formação; problematiza a noção de cultura e investiga os componentes políticos e éticos nos modos de subjetivação atuais e suas formas de expressão.

Professor Interesses

Prof. Dr. Alberto d’Ávila Coelho

albercoelho@terra.com.br
Desenvolve estudos sobre os modos de ser professor na atualidade considerando os saberes das áreas da filosofia e da arte. Prioriza os temas da subjetividade digital (TIC), da experiência estética, do corpo e da arte contemporânea. É membro do grupo interinstitucional de pesquisa Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia – EXPERIMENTA/ CNPq/ IFSUL e do ArteVersa - Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência - CNPq/FACED/UFRGS.

Profª. Drª. Angela Dillman Nunes Bicca

angela.bicca@hotmail.com

É líder do Grupo de Estudos em Educação e Cultura. Valendo-se dos Estudos Culturais de inspiração pós-estruturalista investiga os modos como se aprende a viver em um mundo altamente tecnológico a partir das pedagogias que se exercem em diferentes espaços além das instituições de ensino.

Profª. Drª. Bárbara Hees Garré

barbaragarre@gmail.com

Licenciada em Pedagogia e doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Juventude e Subjetividade do IFSul e Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da FURG. Atua em pesquisas que possibilitam interlocuções entre o campo da filosofia, os artefatos midiáticos e os processos de subjetivação. Estuda sobre a fabricação discursiva em torno dos modos de vida enunciados como jovens na mídia contemporânea. Trabalha, especialmente, com o filósofo francês Michel Foucault e autores que se situam na mesma perspectiva de estudos.

Profª. Drª. Cynthia Farina

cynthiafarina@pelotas.ifsul.edu.br

Estuda as transformações do sensível na atualidade e suas relações com a produção de saber e subjetividade. Dedica-se às áreas da formação de professores, da arte contemporânea e das filosofias da diferença, com ênfase nos temas do corpo e da estética. Lidera o GP Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia.

Prof. Dr. Róger Albernaz de Araujo

roger@pelotas.ifsul.edu.br
Possui Mestrado em Educação (UFPel), Doutorado em Educaçâo  (UFRGS) e Pós-doutorado (UFRGS). Estuda os espaços-tempos de relação entre o currículo, a aprendizagem e a pesquisa. Potencializa a articulação dos referenciais da Filosofia da Diferença com a literatura, a tecnologia e a educação. Arrisca uma política de experimentação de procedimentos de invenção, como forma de produção de outras formas de conteúdo e de expressão no plano da educação.

LINHA 3:

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO

Estuda os processos de formação docente, métodos e tecnologias educacionais. Inclui estudos acerca da inserção das tecnologias na dinâmica das ações pedagógicas nas instituições de ensino básico, investigando, experimentando e implementando novas formas de ensinar e aprender, como forma de ampliar a atuação e a inserção social das pesquisas aplicadas à educação.

Professor Interesses

Profª. Drª. Ana Paula de Araujo Cunha

cpead.anapcunha@gmail.com
Doutora em Letras, é líder do GP Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias. Atua nas áreas de Educação e Linguística Aplicada, com ênfase em aquisição da linguagem, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: ensino-aprendizagem de línguas, crenças, interação e mediação docente, identidade e formação de professores. Coordena, ainda, projetos cujo escopo abarca questões pertinentes às Tecnologias da Informação e Comunicação em contexto educacional, incluindo a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA).

Prof. Drª. Clóris Maria Freire Dorow

clorisdorow@hotmail.com

Doutora em Letras, com ênfase em Análise de Discurso, atua principalmente em questões referentes ao discurso jurídico, subjetividade, corpo, heterogeneidade e mulher. 

Profª. Drª. Cristhianny Bento Barreiro

crisbarreiro@pelotas.ifsul.edu.br

Doutora em Educação, é líder do GP de Estudos Narrativos em Educação. Atua em pesquisas que utilizam as narrativas como fonte de informações. Atualmente tem como foco o desenvolvimento profissional e os saberes que vão constituindo as práticas de cada um com o objetivo de potencializar a criação de si.

Prof. Dr. Glaucius Décio Duarte

glaucius@pelotas.ifsul.edu.br

Possui graduação em Engenharia Civil, pela Universidade Católica de Pelotas, Mestrado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutorado em Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisas em Modelagem do Conhecimento (GPMOC). Desenvolve pesquisas na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à geração e gestão de sistemas virtuais de aprendizagem, modelagem do conhecimento e desenvolvimento de materiais didáticos e de aprendizagem, para utilização em disciplinas na área de ciências exatas e tecnologia, engenharias e ciência da computação. Investiga os múltiplos aspectos do mundo líquido contemporâneo, incluindo a utilização de dispositivos móveis em sala de aula e a gestão de ferramentas computacionais de ensino/aprendizagem em cursos técnicos e superiores. Discute, em suas pesquisas, Zygmunt Bauman, David Ausubel, Humberto Maturana e Jean Piaget.

Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro

luis.otoni@gmail.com
Doutor em Informática na Educação, é líder do GP TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade. Desenvolve pesquisas na área de Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação, simuladores, jogos digitais e educação a distância com ênfase na educação científica e tecnológica. Investiga o uso de tecnologias educacionais e da educação a distância no ensino de ciências e tecnologia.

Prof. Dr. Jair Jonko Araujo

jairjonko@gmail.com

Graduado (UFPel) e Mestre (UFRGS) em Ciência da Computação, com Doutorado em Educação (UFPel). Participa dos Grupos de pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul), Gestão, Currículo e Políticas Educativas (UFPel) e do Grupo de Estudos sobre Docência e Educação Básica (UFPel). Desenvolve estudos em políticas educacionais e curriculares, processos de gestão e avaliação educacional e seus desdobramentos em diferentes áreas educacionais (em especial na EPT) com aporte, preferencialmente, de autores pós-estruturalistas.

Prof. Dr. Rafael Montoito Teixeira

xmontoito@gmail.com

 

Possui mestrado (UFRN), doutorado (UNESP) e pós-doutorado (University of Birmingham). Mais centrado na área de Educação Matemática, suas principais pesquisas versam acerca das inter-relações entre Literatura e Matemática, pois defende que ensinar a ler e a escrever é um compromisso de todas as áreas e que é preciso abrir espaço para fomentar a imaginação no ensino das disciplinas escolares. Investe, também, em novas formas de se apreender, compreender, ensinar e fazer Matemática, em diferentes níveis de ensino. Num âmbito mais geral, como membro do Grupo de Pesquisa Discurso Pedagógico, investiga o cenário escolar utilizando, preferencialmente, a História Oral.

 

DISCIPLINAS / SEMINÁRIOS OFERTADOS

[período corrente]

http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/mpet/docs/seminarios_2017_2.pdf

[períodos anteriores]

http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/mpet/disciplinas_seminarios.html