Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos Stricto Sensu > Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais

Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais

por Comunicação Social publicado 06/02/2017 16h17, última modificação 13/02/2017 18h00

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS

 

Área de concentração

Engenharia Sanitária: o curso de mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais tem seu foco no controle ambiental, desenvolvendo e aprimorando técnicas e processos no tratamento de águas, efluentes, solos e resíduos em geral, assim como desenvolver biomarcadores ambientais, estudos de toxicidade, bem como determinação e degradação de contaminantes ambientais.

Gestão e Tecnologia Ambiental: a área compreende o desenvolvimento de técnicas, processos e metodologias em gestão e tecnologia ambiental fundamentada no estudo e proposições de soluções aos problemas ambientais vividos atualmente decorrentes das relações entre o ambiente e as atividades humanas dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável. A partir desta proposta, a área busca o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de tecnologia limpa, sistemas de controle de poluição, (bio)monitoramento e recursos naturais.

Linhas de pesquisa

Química Ambiental e (Bio) monitoramento: esta linha de pesquisa tem o objetivo de detectar e determinar a concentração de contaminantes e poluentes ambientais utilizando química analítica, ecotoxicidade e bioindicadores para estabelecer suas relações com o ambiente, causas e consequências.

Tecnologia Ambiental: o objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver tecnologias e otimizá-las para o uso na mitigação de resíduos, ou mesmo sua transformação e reuso, na degradação de compostos persistentes e com atividades biológicas, em processos de tratamento de águas e efluentes, bem como na recuperação de ambientes degradados.

Objetivos do curso e perfil do egresso a ser formado

O Curso tem o objetivo de formar profissionais em nível de mestrado que possam colaborar eticamente e tecnologicamente com as demandas de desenvolvimento do país bem como as demandas instituídas pelo arranjo produtivo local, articulando o saber técnico científico com as necessidades da sociedade e do mundo do trabalho.

O egresso deste Curso terá formação ampla, ampliando o leque de áreas de atuação de sua formação básica, possuindo conhecimentos de Química Analítica, Química Ambiental, Toxicologia, Hidrologia, Controle Ambiental, Gerenciamento de Resíduos, sólidos e líquidos, domínio básico de técnicas de laboratório e instrumentação. Deverá, ainda, ter a capacidade de trabalhar em equipe, análise crítica, explorar de maneira adequada documentos e fontes modernas de consultas eletrônicas e saber se expressar nas formas escrita e oral.

Assim, a proposta busca a formação de recursos humanos com capacidade de desenvolver trabalhos que envolvam gestão ambiental, ensino e pesquisa, de forma integrada que tangem a determinação de contaminantes ambientais, problemas ambientais associados a contaminantes, incluindo toxicidade e, possibilitem, com base nestas informações, a interpretação e tomadas de decisões, bem como desenvolvimento de tecnologias que tragam melhorias a processos de tratamento de resíduos e sua utilização.

Total de créditos para titulação

O Curso será ofertado com ingresso anual de 20 vagas. O estudante deverá cursar 24 créditos entre disciplinas obrigatórias e eletivas. Para a conclusão do Curso, além das disciplinas cursadas e aprovadas, deverá apresentar dissertação, ou produto/processo que equivalia, e obter aprovação por banca avaliadora contendo ao menos um membro externo.

Disciplinas/seminários ofertados

-Química Aplicada

-Química Ambiental

-Química Analítica Aplicada a Amostras Ambientais

-Princípios de Bioquímica Ambiental

-Metodologia do Trabalho Científico

-Ecologia Geral

-Indicadores de Qualidade Ambiental

-Tópicos em Cromatologia

-Toxicidade de Efluentes Industriais

-Tecnologias Alternativas no Tratamento de Efluentes

-Seminários

-Nanotoxicologia

-Microbiologia Ambiental

-Legislação ambiental

-Hidrologia ambiental

-Eletroquímica ambiental

-Bioindicadores de toxicologia aquática

-Amostragem e preparo de amostras ambientais

 

  Corpo docente

Professor

Link para o Lattes

Michel David Gerber

http://lattes.cnpq.br/6666598600875774

Eliete Regina B. Canterle

http://lattes.cnpq.br/3760895021293441

Daniel Ricardo Arsand

http://lattes.cnpq.br/2243464346389170

Ricardo Peraça Toralles

http://lattes.cnpq.br/9638201620937404

Kátia Regina L. Castagno

http://lattes.cnpq.br/7177057188621855

Marcelo Peske Hartwig

http://lattes.cnpq.br/5440308443047200

Jander Luis F. Monks

http://lattes.cnpq.br/7155745446456735

Bernardo dos Santos Vaz

http://lattes.cnpq.br/8068730182241990

Pedro José S. Filho

http://lattes.cnpq.br/9785390634457316